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Enquadramento do projeto



“Eu não quero que a minha casa seja murada por todos os lados, nem que as minhas janelas sejam obstruídas. Eu quero que a cultura de todos os lugares seja soprada através da minha casa da forma mais livre possível”. 

Com essas imagens, Mahatma Gandhi sugeria que a cultura não é um património gravado nas pedras, mas um património que vive e respira, aberto às influências e ao diálogo, que permite a nossa adaptação de forma mais pacífica às mudanças do mundo.
A implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular (Despacho nº 5908/2017 ) abriu a possibilidade de operacionalizar o “ Perfil de competências dos alunos pretendido para o final da escolaridade obrigatória”, mediante uma gestão do currículo mais flexível que poderá traduzir-se numa ação educativa mais contextualizada. 
O conhecimento do património local (biológico, geológico e histórico-cultural) e a sua valorização enquanto recurso educativo permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas.
O projeto “Livro Livre” é uma outra forma de comemorar o 25 de Abril dando a conhecer a crianças e jovens este marco da História de Portugal e o seu legado. Celebra os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 como a sua principal herança e destaca a responsabilidade do que é viver em democracia.
Tomando como referência este momento de conquista histórica, fruto da luta e do trabalho de muitos, militares e civis, o Livro Livre apela ao espírito da liberdade e convoca o leitor a participar numa atividade criativa, como co-autor do livro. Desafia-o a resgatar as memórias de quem viveu este período e registar estas experiências.
Através da recolha de estórias de vida, da pesquisa para o levantamento de breves enquadramentos históricos, de ilustrações sugestivas e da oferta de propostas de atividade diversificadas e multidisciplinares, este projeto constrói um espaço para um trilho de leitura centrado no conhecimento histórico e na reflexão e  sobre o significado do 25 de Abril.

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